Qual o valor da Aposentadoria do MEI?
Nesse post você vai encontrar:
Esta é uma questão importante e de interesse da grande maioria dos trabalhadores. Com o MEI não poderia ser diferente: aposentadoria.
Quem não sonha em um dia, após longos anos de trabalho duro, poder descansar e ser remunerado para ter uma vida confortável?
Mas, nada disso será possível se o valor da aposentadoria não for o suficiente para cobrir os custos de vida do trabalhador. Por isso, o valor da aposentadoria é tão importante quanto o próprio direito de recebê-la.
Vamos discutir nesse artigo um assunto muito importante: Qual o valor da Aposentadoria do MEI? Será que o MEI pode se aposentar com salário superior ao mínimo? Como ele deve proceder para que isso seja possível?
Se você também tem essas dúvidas, fique conosco até o final do artigo. Assim, você pode esclarecer todas elas e ficar por dentro desse assunto.
MEI pode se aposentar?
A resposta para essa pergunta é simples e direta: Sim!
Dentre diversos benefícios aos quais o empreendedor cadastrado como MEI tem direito, a aposentadoria é um deles. Para que isso ocorra, é extremamente importante que o titular faça o recolhimento da guia DAS-MEI mensalmente, e não esqueça de fazer a declaração anual DASN-SIMEI.
Afinal, essas são as principais condições para que o empreendedor mantenha o seu cadastro como MEI em dia, e assim, possa usufruir seus benefícios.
Vejamos em quais tipos de aposentadoria o MEI poderá se enquadrar:
GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!
Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!
Aposentadoria por idade
Para ter o benefício de poder aposentar-se por idade, é necessário observar a idade mínima do trabalhador, conforme regras definidas pela Previdência Social.
São elas: idade mínima de 60 anos para mulher e 65 anos para homem. Lembrando, entretanto, que além de alcançar a idade mínima, é necessário que o MEI tenha contribuído com a Previdência por no mínimo 15 anos.
Ou seja, não adianta abrir um MEI estando prestes a atingir a data limite, pois você não terá atingido o tempo mínimo de contribuição e não conseguirá o benefício da aposentadoria.
Isso reforça o quanto é importante manter as contribuições mensais pagas em dia, através da guia DAS-MEI.
Empreendedores individuais com pagamentos de guias em atraso poderão ter problemas não apenas para na hora de solicitar a aposentadoria, mas também para ter acesso aos diversos outros benefícios.
Aposentadoria por invalidez
Para que o MEI tenha direito à aposentadoria por invalidez, é necessário que o mesmo possua, no mínimo, 12 meses de contribuição à Previdência Social.
Entretanto, para algumas doenças previstas em lei esse tempo de carência poderá ser reduzido ou mesmo extinto.
Mas esses casos precisam ser analisados junto à Previdência no momento de solicitar o benefício da aposentadoria, passando por Perícia Médica.
MEI se aposenta com salário superior ao mínimo?
É preciso observar que o valor recolhido na guia DAS-MEI mensal é fundamental para determinar o valor que o empreendedor receberá na aposentadoria.
A contribuição mensal e comum do MEI é feita com base na alíquota de 5% do salário mínimo. Essa contribuição não dá direito à aposentadoria por tempo de contribuição e nem a um valor de aposentadoria superior ao salário mínimo.
Porém, o MEI poderá realizar pagamentos complementares a essa contribuição mensal!
Sendo assim, ele poderá se aposentar e receber valores maiores do que o salário mínimo, de acordo com as contribuições complementares que fez.
Para efetuar esses pagamentos complementares, basta pagar a GPS – Guia da Previdência Social separadamente ao INSS, com uma contribuição de mais 15%.
Realizando essa contribuição complementar, o MEI poderá se aposentar por tempo de contribuição, além de aumentar o valor do seu benefício de aposentadoria.
Para mais detalhes, procure uma agência do INSS ou mesmo o seu contador de confiança para se informar sobre o tempo de contribuições complementares necessário para que você possa ter acesso a um valor maior que um salário mínimo na hora de se aposentar.
Se organize e planeje sua aposentadoria
Para se organizar melhor e planejar com exatidão a sua aposentadoria, procure uma agência do INSS e solicite o cálculo previdenciário.
Nele você saberá quanto você precisa contribuir para alcançar o valor de benefício desejado, e por quanto tempo deverá realizar as contribuições.
Afinal, planejamento é algo muito importante em todos os aspectos de nossas vidas. Não poderia ser diferente na hora da aposentadoria.
A aposentadoria precisa começar a ser planejada o quanto antes, pois, é ela quem garantirá conforto e qualidade de vida para a velhice dos trabalhadores. Além disso, é preciso pensar em criar investimentos a parte, além da aposentadoria, como uma reserva de emergência, por exemplo.
Uma das formas mais seguras de se fazer investimentos hoje é através do Tesouro Direto, uma modalidade mais rentável, mais segura e tão simples quanto a tradicional poupança.
Se você quiser aprender a investir no Tesouro Direto, clique AQUI.
Planejamento financeiro é algo que deve ser estudado e posto em prática. Se você ainda não começou, não perca mais tempo.
Por fim, informe-se sobre todas as suas condições de aposentadoria e comece a planejá-la desde já. Além disso, não esqueça de deixar aqui em baixo os seus comentários sobre o conteúdo, inclusive com as suas dicas e sugestões.
Sua opinião é muito importante para nós! Lembrando também que, se houver alguma dúvida que você não conseguiu esclarecer aqui, entre em contato para que possamos te ajudar!
Até a próxima!
GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!
Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!
[…] isso, você terá direito a aposentadoria, auxílio doença e muitos […]