Como Emitir Nota Fiscal MEI? Saiba Agora

Como Emitir Nota Fiscal MEI? Saiba Agora

Você sabe como Emitir Nota Fiscal MEI? Caso sua resposta seja não, você está no lugar certo, pois iremos abordar justamente esse tema.

Além disso, veremos também um pouco mais sobre alguns tipos de nota fiscal e tentaremos esclarecer todas as suas dúvidas.

Por fim, daremos uma dica especial para você automatizar o processo de emissão de notas fiscais da sua empresa!

Portanto, se você quer saber um pouco mais sobre a emissão de NFs, leia o artigo até o final e aproveite ao máximo o conteúdo que separamos especialmente para você.

Tipos de Nota Fiscal

Existem diversos tipos de Nota Fiscal, inclusive para quem é Microempreendedor Individual (MEI). Vejamos um pouquinho mais sobre elas:

Nota Fiscal Avulsa (NFA)

A NFA, é um dos tipos de nota fiscal mais práticos e fáceis entre os MEIs, pois basta preencher a mão o bloquinho e destacar na frente do cliente. Contudo, essa possibilidade de emissão varia de estado para estado e é necessário verificar quais os requisitos da sua localidade.

Por exemplo:

Em alguns lugares, é permitido fazer todo procedimento de habilitação de forma online, visitando o site da Secretaria da Fazenda. Caso isso seja possível em seu estado, você não precisará pagar nada e poderá enviar toda documentação necessária pela internet.

No entanto, se não for possível fazer o processo de forma online, você precisará verificar quais são os documentos necessários e se deslocar até a Secretaria da Fazenda de sua cidade.

O ruim da forma presencial é que este procedimento geralmente não é gratuito, ou seja, deverá ser paga uma taxa para liberar suas NFAs.

Depois de liberado, basta você encontrar uma gráfica e imprimir as Notas Fiscais.

Mas vale lembrar que, em alguns lugares, esta modalidade de emissão está proibida, uma vez que alguns estados eliminaram o uso de papel para esse fim.

Nesse caso, as Notas Fiscais devem ser emitidas de forma eletrônica.

Vejamos:

Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e)

Muito parecido com a NFA, porém de funcionamento muito mais simples e prático. Essa modalidade pode ser feita diretamente pela internet e a Nota Fiscal é emitida na hora. Contudo, nem todos os estados disponibilizam esse meio.

Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Para a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas, o MEI precisa ir até a Secretaria da Fazenda do seu Estado ou Município (para notas de serviço) e solicitar a documentação necessária para liberação dessa prática.

Em alguns estados e municípios, mais uma vez, esse procedimento poderá ser realizado pela internet.

Vale ressaltar que os documentos exigidos variam de estado para estado e o MEI paga uma taxa para emissão de notas fiscais, igual a de outros portadores de CNPJ.

Você pode visitar o Portal da Nota Fiscal Eletrônica e verificar as informações referentes ao seu estado.

Como Emitir Nota Fiscal MEI?

Depois de termos visto alguns tipos de NFs, chegamos a pergunta inicial: Como Emitir Nota Fiscal MEI?

Resumidamente, como vimos, basta ir até a secretaria da Fazenda, de Estado ou do Município e solicitar a AIDF (Autorização de Impressão de Nota Fiscal). Depois disso, é só procurar uma gráfica e imprimir suas notas.calculator 1112860 640 300x199 - Como Emitir Nota Fiscal MEI? Saiba Agora

Depois de ter feito esse requerimento, o MEI estará apto para emissão de Notas Fiscais manuais. Outra possibilidade é realizar esse procedimento de forma online, onde você terá um login e senha para emitir suas Notas Fiscais.

Portanto, vimos que não é algo difícil de se fazer e com certeza os benefícios são enormes para que é um Microempreendedor Individual.

A possibilidade de emitir Nota Fiscal abre um leque de possibilidades ao MEI, dentre elas, a possibilidade de vender para outras empresas e até mesmo para o Governo.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

ebook formula negocio online 1 - Como Emitir Nota Fiscal MEI? Saiba Agora
Mais de 520 Mil Downloads

Sabendo como MEI Emite Notas Fiscais, o que posso fazer agora?

Depois de conseguir sua autorização para emitir notas fiscais, é importante lembrar que você não pode ultrapassar o faturamento limite de R$81.000,00 por ano. Esse é o limite de faturamento para quem é MEI.

Além disso, vale lembrar que a emissão de notas fiscais é obrigatória apenas quando a venda acontece para outras empresas. Caso a venda ocorra para pessoas físicas não há obrigatoriedade, a menos que seu cliente solicite.

Como Facilitar a Emissão de Notas Fiscais?

O MEI poderá utilizar serviços que facilitam e muito a emissão de Notas Fiscais. É possível inclusive integrar com sistemas já utilizados pela empresa, como no caso de MEI´s que tenham loja virtual, para que as Notas Fiscais sejam emitidas de forma automática.

Sugerimos que você conheça o eNotas, a forma mais fenotas 300x171 - Como Emitir Nota Fiscal MEI? Saiba Agoraácil de manter seu negócio online legalizado sem esforço.

O eNotas monitora suas vendas realizadas em plataformas parceiras integradas e emite suas notas fiscais no momento que você escolher.

Enquanto você dorme, suas notas fiscais serão emitidas automaticamente!

Assim você terá mais praticidade, menos trabalho e menos dor de cabeça. O sistema faz tudo para você, evitando multas do Fisco e te dando mais tempo para focar no seu negócio.

Clique AQUI e conheça o eNotas.

Esperamos ter ajudado com mais essas dicas. Ficou alguma dúvida? Deixa um comentário aqui em baixo.

Até a próxima!

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Mais de 520 Mil Downloads

Sobre o Autor

2 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *