MEI: Como Montar um Plano de Negócio para a Sua Empresa

MEI: Como Montar um Plano de Negócio para a Sua Empresa

Você sabe qual q importância e como elaborar um Plano de Negócio?

Todo mundo que pretende iniciar um negócio tem a mesma dúvida: Como começar? Além de comum, essa dúvida faz total sentido. Afinal, investir tempo e dinheiro em um negócio é algo que deve ser feito com muito cuidado.

Então saiba que a resposta para essa pergunta é muito simples e tem possui nome e sobrenome: Plano de Negócio!

Elaborar um Plano de Negócio é tarefa essencial antes de iniciar qualquer empreendimento. Com ele, é possível estabelecer metas, objetivos e até prever a maioria dos desafios que o empreendedor terá pela frente.

Continue lendo e saiba tudo sobre essa incrível ferramenta!

Por que preciso de um Plano de Negócio?

Veja esse vídeo do Sebrae antes de continuar a leitura:

Muita gente acha que o Plano de Negócio é desnecessário ou, no mínimo, irrelevante. Acreditam que basta ter a ideia na cabeça para que ela possa ser colocada em prática.

Na realidade, não é bem assim que as coisas funcionam. Se você não tiver um bom planejamento, seu negócio pode falir antes mesmo de abrir as portas.

Com um Plano de Negócios bem elaborado, é possível saber antes mesmo de investir se aquela sua ideia tem potencial, ou se é melhor deixá-la amadurecendo mais um pouco.

Essa possibilidade de previsão acontece devido ao fato de que diversas variáveis são consideradas na elaboração do plano, como concorrentes, fornecedores, mãodeobra e diversos outros aspectos.

Sendo assim, poderíamos dizer que o Plano de Negócios é tipo um Raio X da organização, que pode ser “feito” antes mesmo do seu nascimento.

Quer saber como começar a colocar as ideias no papel? Vamos lá.

Como começar o Plano de Negócio?

A melhor forma de iniciar é respondendo algumas perguntas sobre seu negócio ou ideia. Elas vão te fazer pensar um pouco mais fundo e conseguir enxergar algumas nuances que muitas vezes passam despercebidas.

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

ebook formula negocio online 1 - MEI: Como Montar um Plano de Negócio para a Sua Empresa
Mais de 520 Mil Downloads

Vamos lá?

Qual é o seu diferencial?

Só há uma forma de conseguir responder essa pergunta: conhecendo seus concorrentes.

Você precisa saber tudo (ou o máximo que conseguir) sobre eles. Informações sobre onde estão localizados, quais seus principais produtos e serviços, que público atendem, qual o valor que cobram dentre outras coisas.ball 407081 640 300x152 - MEI: Como Montar um Plano de Negócio para a Sua Empresa

Com essas informações em mãos, é possível encontrar gaps ou brechas no mercado e assim obter uma vantagem competitiva importante.

Por exemplo, imagine que você pensa em abrir uma fábrica de biscoitos. Pesquisou e percebeu que nenhum dos deus concorrentes possui uma linha voltada para pessoas intolerantes a lactose ou alérgicas a trigo. Então, essa pode ser uma grande oportunidade de criar uma linha de produtos específica para essa fatia do mercado.

Você também pode diferenciar seu produto ou serviço no preço, entrega, embalagem e em diversos outros aspectos. Com certeza isso trará um grande diferencial para seu negócio e aumentará consideravelmente sua participação no mercado.

Vamos a próxima pergunta?

Quem é o seu cliente?

Essa parece até piada né? Claro que você sabe quem é o seu cliente…

Mas será que sabe mesmo??!!

Não basta saber quem é o seu cliente, você precisa saber TUDO sobre ele. Onde estão, quais são seus hábitos de consumo, frequência de uso do seu serviço, forma costumeira de pagamento, etc.haircut 4019676 640 300x200 - MEI: Como Montar um Plano de Negócio para a Sua Empresa

Todos esses detalhes podem fazer a maior diferença e precisam estar no plano de negócio.

Imagine que a maior parte do seu público-alvo é composta por pessoas de média renda e que preferem pagar suas contas usando cartão de crédito. Isso significa que você irá precisar de um capital de giro um pouco maior, considerando que o recebimento desta compra poderá levar até 30 dias. Sem contar no desconto que você terá do valor total, referente a taxa cobrada pelas administradoras das maquininhas.

Neste caso, sugerimos que você fuja das opções tradicionais e que geralmente são mais caras.

Utilize serviços como o PagSeguro por exemplo, que não cobra aluguel da maquineta (você compra e ela é sua) além de te dar várias opções de prazos de recebimentos e taxas sobre vendas bem baratas.

Outra informação importante que você precisa obter dos seus clientes é a quantidade de produtos que eles consomem normalmente. Isso vai fazer toda a diferença na hora de determinar o tamanho do seu estoque.

Por falar em estoque, vamos para a próxima pergunta:

Quem é o seu fornecedor?

Saber quem serão seus fornecedores é uma peça fundamental nesse ponto. Você precisa conhece-los bem e saber qual a disponibilidade de entrega, valores, condições específicas, etc.

Fazendo uma pesquisa de mercado é possível encontrar fornecedores bons e com preços acessíveis, sem comprometer a qualidade dos produtos adquiridos.

Por que você precisa saber disso tudo?waiter 492872 640 300x200 - MEI: Como Montar um Plano de Negócio para a Sua Empresa

Imagine que você vá abrir uma hamburgueria. Certamente você vai precisar de uma série de insumos frescos e que devem ser entregues diariamente, como pão, vegetais e ovos, por exemplo.

Garantir um fornecedor que tenha condições de atender essas particularidades é condição fundamental para a sobrevivência do seu negócio.

Todas essas informações deverão fazer parte do plano de negócio.

Outra coisa importante a se considerar é a forma de pagamento que o seu fornecedor disponibiliza. Isso poderá te dar uma margem um pouco maior de dias e diminuir a necessidade de capital de giro.

E já que falamos em capital de giro, vamos a última questão do nosso artigo? Confira:

Como administrar o dinheiro do negócio?

Geralmente, a fase em que o empreendedor vai ter uma menor lucratividade será no início de sua jornada. Isso acontece por que você poderá estar pagando juros de um financiamento utilizado para a construção do seu negócio por exemplo, aliado a baixa quantidade de vendas que normalmente acontece com a maioria das empresas recém abertas, dentre outros fatores.

Nesta fase, é essencial controlar bem seus custos e gerenciar o dinheiro faturado com as vendas.money 2724241 640 300x203 - MEI: Como Montar um Plano de Negócio para a Sua Empresa

Com o Plano de Negócio você poderá planejar esse período e saber quanto dinheiro você precisará para conseguir se “sustentar” no mercado até que as coisas evoluam.

A falta de controle financeiro é o vilão de muitos negócios. Erros comuns como não separar o dinheiro da Pessoa Física e da Pessoa Jurídica são um dos principais causadores da “quebra” de centenas de empreendedores todos os dias no Brasil.

Respondendo essas questões você terá uma boa quantidade de informações para elaborar o seu Plano de Negócio.

Mas afinal, como podemos organizar tudo em um documento que seja compreensível e lógico?

Elaborando o Plano de Negócio

Pode parecer difícil, mas existem algumas ferramentas que irão facilitar sua vida na hora de construir o seu Plano de Negócio. A principal delas e que mais recomendamos é o software Plano de Negócio 3.0 do Sebrae.office 1209640 640 300x200 - MEI: Como Montar um Plano de Negócio para a Sua Empresa

O Software Plano de Negócios 3.0, criado pelo Sebrae em Minas Gerais, é uma ferramenta útil para organizar ideias e informações sobre o ramo de atividade escolhido, sobre produtos e serviços que irá oferecer, clientes, concorrentes, fornecedores, pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo para a identificação da viabilidade de sua ideia e na gestão da empresa.

Elaborando, pessoalmente, o seu plano de negócio, você terá a oportunidade de preparar um documento sob medida, baseado em informações que você mesmo levantou e nas quais pode depositar mais confiança. Quanto mais você conhecer sobre o mercado e sobre o ramo que pretende atuar, mais bem-feito será seu plano.

Sabe qual é o melhor de tudo nessa história? É que o software pose ser baixado de forma totalmente gratuita. É só clicar AQUI.

Conclusão

Esperamos que esse artigo tenha sido útil e que você consiga tirar suas ideias da cabeça e coloca-las no papel.

Sem dúvidas a melhor forma para que isso aconteça é elaborando o seu Plano de Negócio.

Temos certeza que seguindo essas dicas, você terá suas chances de sucesso aumentadas consideravelmente.

Se quiser dicas sobre como divulgar seu negócio na internet, é só ler nosso artigo 5 Dias Sobre Como Vender no Instagram.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui em baixo. Teremos prazer em te ajudar nessa empolgante jornada que é o empreendedorismo.

Até a próxima!

Banners 728x90 1 - MEI: Como Montar um Plano de Negócio para a Sua Empresa

Tags:

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Mais de 520 Mil Downloads

Sobre o Autor

4 Comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *