5 Dicas Sobre Como Vender no Instagram

5 Dicas Sobre Como Vender no Instagram

Você sabe como vender no Instagram?

Hoje a rede social que mais cresce, tanto em termos de audiência como de usuários e engajamento é o Instagram.

Comparando o Instagram com outras redes sociais, é possível ver que esta ferramenta definitivamente caiu no gosto do povo.

O fato de proporcionar várias formas de interação leva os usuários a realizarem muitos acessos por dia, seja pra dar uma espiada nos Stories, ou mesmo para ver a galeria de fotos, o popular Feed.

No Instagram é possível acompanhar o dia a dia das pessoas que você segue, mas também é possível usá-lo para poder vender. E vender muito!

Confira então nossas dicas sobre Como Vender no Instagram!

Como vender através do Instagram

Pois é, vamos falar um pouquinho sobre isso nesse artigo.

Se esse assunto é interessante para você, já vai se preparando para colocar tudo em prática!

Antes da irmos direto as 7 Dicas, preciso te lembrar algumas particularidades do Instagram que são importantes:

O Instagram não aceita link nas postagens

Diferente de praticamente qualquer outra rede social, o Instagram não permite que o usuário coloque um link nas postagens.

Isto é um fator sério a ser observado!

Imagine que você fez uma bela postagem. Às vezes, você colocou aquele texto maravilhoso e a pessoa está doida para poder clicar e  comprar o produto. Mesmo colocando um link na legenda, ele não é clicável e o cliente não consegue abrir seu site e efetivar a compra.

Este é um fator negativo para quem quer Vender no Instagram, porém, não é impeditivo e há outras formas de contornar esse problema.

Você pode Vender no Instagram qualquer tipo de produto (Físico ou Digital)

Uma outra particularidade, nesse caso muito vantajosa, é que qualquer tipo de produto pode ser vendido através do Instagram.

Então, se você trabalha com produtos físicos, produtos digitais ou até mesmo serviços, é muito provável que você possa conseguir faturar no Instagram.

Entendido isso, então vamos lá a primeira dica, que na verdade, é o primeiro passo para as vendas:

DICA 1: Organize a sua Bio (Perfil)

Você precisa prestar muita atenção na sua Bio. A bio do Instagram é seu perfil no app. É na Bio onde você vai escrever tudo relacionado a você e seu negócio.

Porém, as pessoas às vezes querem escrever muitas coisas e acabam exagerando e criando confusão nos visitantes.

Exageram no uso de hashtags e emojis, sendo que o ideal para um perfil limpo é você dizer, em poucas palavras, numa frase curta e objetiva, o que que sua empresa faz ou quem é você.

O que que você faz de bom! É isso que tem que tá escrito ali!

Isto é o ideal para que a pessoa interessada clique no link.

Lembre-se que a Bio é o único lugar onde você vai poder inserir um link no Instagram. Um dos principais locais mais importantes para que você consiga Vender no Instagram.

Então, a ideia é que você faça uma frase que diga ao visitante o que você faz.

Vai ser algo tipo:

Sou o Edu Mendes e ajudo empreendedores a obter sucesso em seus negócios. Quer saber como? Acesse o link abaixo!

O link vai levar pra o seu site, da sua loja virtual ou qualquer página que você queira destinar o seu visitante.

Além de muita atenção ao texto, você deve observar a foto que você coloca na Bio. Colocar sua logo no perfil pode ser interessante quanto você já tem uma marca muito conhecida e famosa.

Porém, se você está começando agora e não tem nenhum seguidor, sugerimos que você coloque sua foto como empreendedor. Opte por colocar a sua foto como dono do negócio. No nome do perfil, você pode colocar o nome da sua empresa.

Vamos para a próxima dica? Confira:

DICA 2: Transforme seu perfil em uma conta comercial

phone 1235721 640 300x200 - 5 Dicas Sobre Como Vender no Instagram

Se você ainda não fez isso ao criar sua conta, faça agora mesmo!

O perfil comercial vai te dar mais recursos de análise de dados. É possível saber a origem do tráfego, o perfil demográfico do usuário, dentre outras coisas.

E para você fazer isso é muito simples: você precisa ter uma fanpage no Facebook com a mesma marca e com o mesmo nome do seu perfil.

No Instagram, você vai associar o seu perfil com a fanpage. Basta clicar em Configurações, Conta e Cadastrar-se para um perfil comercial.

A partir de agora, você vai poder acompanhar as métricas de suas postagens e também do próprio perfil. Isso vai fazer com que você melhore sua capacidade de Vender no Instagram.

Cumprido este passo, vamos ao seguinte:

DICA 3: Produza conteúdo relevante e com regularidade

Esta é uma dica básica para qualquer rede social.

Não adianta você criar um perfil em qualquer rede social e não produz nenhum tipo de conteúdo.

Se seu conteúdo não for relevante para o público, as pessoas vão começar a te seguir logo de cara, mas logo vão deixar de acompanhar o que você posta porque você não está publicando algo interessante.

Então, você precisa produzir conteúdo e publicar regularmente no Instagram.

Você pode usar aplicativos que fazem postagens agendadas no Instagram. A sugestão que damos é o Postgraim, que tem um plano gratuito.

Se você tiver alguma dúvida sobre isto, deixa o comentário aqui no post que a gente tenta te ajudar, ok?

Poste sempre imagens de qualidade! Nada de imagens desfocadas ou com pouca relevância. Além de feio, o Instagram poderá limitar o alcance de suas publicações.

instagram 1451137 640 300x200 - 5 Dicas Sobre Como Vender no Instagram

Muito importante também atentar para a legenda das imagens. Seja objetivo. Nada de textos muito longos que não falam muita coisa.

Lembre-se sempre: quanto mais objetivo, melhor!

Ainda falando de conteúdo, vamos falar sobre vídeos no Instagram.

Você não pode ignorar que os vídeos são a sensação da Internet. No Instagram não poderia ser diferente!

Então, você pode usar o Instagram para publicar vídeos relevantes e que mostram o cotidiano da tua empresa.

Vídeos que deem alguma dica sobre algo ou sobre o seu mercado, que facilitem a vida das pessoas, que mostrem como usar o seu produto, mostrem um antes e depois do uso de um produto, etc.

Você pode usar sua criatividade para poder identificar vídeos em potencial e usá-los no Instagram.

Aqui temos também algumas particularidades. Os vídeos do Instagram só podem ter até um minuto de duração. Faça vídeos de 59 segundos no máximo e você não vai correr o risco de ter seu conteúdo rejeitado.

Se você quiser postar vários vídeos ou um vídeo de 5 minutos, você pode fazer uma postagem com esse vídeo fatiado em vários vídeos de 1 minuto. Dá para você fazer isso também usando mais uma funcionalidade do próprio Instagram, chamada o IGTV.

No IGTV você consegue criar um canal dentro do Instagram. É um canal que fica dentro de um recurso separado, mas que já está sendo exibido no feed.

Ainda falando de vídeos, outra coisa muito relevante é fazer lives!

Lives são vídeos ao vivo que você consegue realizar dentro do Instagram. Você consegue entrar ao vivo e o app vai avisar uma parte da sua audiência que você tá online. É ótimo para Vender no Instagram!

As pessoas costumam engajar muito bem com esse recurso e você poderá usá-lo para tirar dúvidas em tempo real.

Outro exemplo de uso seria quando você for fazer uma promoção relâmpago do seu produto. Basta entrar ao vivo no Instagram e ficar online ali por vários minutos fazendo uma oferta.

Vamos a próxima dica?

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

ebook formula negocio online 1 - 5 Dicas Sobre Como Vender no Instagram
Mais de 520 Mil Downloads

DICA 4: Use hashtags

Ao final de todas as postagens, lembre-se sempre de colocar as hashtags. As hashtags servem para marcar o teu conteúdo dentro da base de dados no Instagram.

Então, por exemplo, se alguém acessar a base de dados #blogaberturamei, verá alí várias postagens de pessoas que usaram essa hashtag.

analytics 2998837 640 300x225 - 5 Dicas Sobre Como Vender no Instagram

Então se você trabalha com cosméticos e usar essa hashtag, quando uma pessoa pesquisar por essa hashtag ela vai ver várias postagens de usuários que a usaram, inclusive a sua.

Aqui vai uma observação importante: use este recurso com moderação. Senão, você pode ter problemas com o Instagram. A ferramenta até já prometeu bloquear usuários que usam indevidamente as hashtags.

Use sempre hashtags que tenham a ver com seu produto ou com seu negócio. Uma média de 5 a 8 hashtags por postagem já é o bastante.

Se você quer ideias de hashtags que estão em alta, você pode visitar o site Tagsfinder. Lá, basta digitar o termo que deseja e automaticamente serão geradas várias ideias relevantes e que estão em alta nas buscas. Você só precisa copiar e colar na sua postagem.

Sem dúvidas as hashtags aumentam em muito o alcance de suas publicações e, consequentemente, sua capacidade de Vender no Instagram.

Vamos ao próximo passo?

5ª DICA: atenção ao engajamento

Se você seguir tudo que falamos até agora, com muita qualidade e no jeito certo, você vai gerar muito engajamento e, consequentemente, Vender no Instagram.

Isso é natural das pessoas. Elas vão navegar pelo feed do seu Instagram, vai comentar no seu post, ela pode assistir os vídeos do seu IGTV e também poderá comentar lá, ou ela vai te mandar um Direct, que é uma mensagem privada no Instagram.

Minha recomendação é a seguinte: você deve interagir com todos!

instagram 3814079 640 300x300 - 5 Dicas Sobre Como Vender no Instagram

Responder todos os Directs e também responder os comentários que você receber.

Se alguém deixar nos comentários que está muito interessado no seu produto, chame ele pra conversar no Direct. Comece a bater um papo com essa pessoa.

O Direct é para isso: fazer negócio, conversar, tirar dúvidas, fazer uma oferta, etc.

Com certeza você terá bons resultados aplicando este método.

Aumente o engajamento fazendo Stories. Stories são os vídeos curtos onde você mostra o seu dia-a-dia. Esses vídeos duram até 24 horas e somem automaticamente.

Então, você pode usar o Stories para fazer ofertas mais rápidas de um produto, ofertas relâmpago de um produto que vão durar cerca de 24 horas e mostrar isso de uma forma divertida ao seu público.

É possível também mostrar os bastidores do seu negócio, da sua empresa e assim você vai conseguir gerar engajamento e Vender no Instagram.

Algo muito bom acontece nos stories quando você tem mais de 10.000 seguidores: é possível adicionar um link para que as pessoas acessem apenas arrastando a tela para cima!

Assim, você poderá fazer ofertas e levar o usuário direto para sua página de vendas, por exemplo.

Gostou de nossas dicas? Não acabou! Lá vai mais uma dica extra:

DICA EXTRA: Como aumentar o número de seguidores

Ter vários seguidores é o sonho de qualquer usuário, principalmente daqueles que querem Vender no Instagram.

A melhor maneira de conseguir vários seguidores é seguindo as dicas anteriores.

Interação gera interação.

Siga pessoas relacionadas ao seu negócio, comente nas fotos delas, curta e interaja sempre.

Se você quiser fazer isso de forma automática, é possível usar ferramentas como o Gerenciagram por exemplo, que automatiza este processo e traz um resultado excelente.

Gostou de nossas dicas?

Deixe seu comentário aqui em baixo e conta pra gente suas dúvidas, sugestões ou conte seu caso pessoal.

Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude a mais pessoas que precisam melhorar seus negócios!

Até a próxima!

Tags: | | | |

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

GRÁTIS! Como Criar Seu Negócio Online do Zero... Garantido!

Download gratuito... Mais de 100 Páginas de pura estratégia!

Mais de 520 Mil Downloads

Sobre o Autor

7 Comentários

  1. Bom dia!
    passando para agradecer as dicas que vocês nos dão, pois ela são valiosíssimas, inclusive já vou fazer a modificação do meu perfil, pois está o contrário do que foi passado aqui, muito obrigado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *