Como Vender Mais e Melhor: Aprenda em 7 Passos

Como Vender Mais e Melhor: Aprenda em 7 Passos

Muitas vezes o vendedor não obtêm os resultados esperados pois não se atenta para ações que devem ser realizadas antes, durante e depois da venda. Mas saiba que há sete passos que podem te ajudar a vender mais e melhor.

Quer saber quais são esses passos? Então leia o artigo até o final, deixe a procrastinação de lado e comece a colocar em prática todos eles hoje mesmo.

1º – Pré-Venda

O primeiro passo é a pré-venda. É na pré-venda onde o empresário deve atentar ao planejamento, preparação, pré-disposição, conhecimento do produto e pesquisa de mercado.

Nesse passo importante e muitas vezes ignorado pela maior parte dos vendedores, é necessário adquirir o maior número de informações possíveis sobre o negócio que se está desenvolvendo.

O planejamento é uma ferramenta essencial para todo e qualquer tipo de negócio. Sem planejamento, corremos um sério risco de fracassar em nossas atividades.

Nesse ponto, o ideal é que se desenvolva um Plano de Negócio. Documento completo que vai nortear todas as atividades de sua empresa.

Essas informações serão úteis nos passos seguintes, principalmente para quebrar objeções na hora da venda propriamente dita.

Sendo assim, estude o mercado onde você está inserido ou vai entrar e, principalmente, estude o produto que você está vendendo.

Detalharemos melhor esses pontos nos passos adiante.

Entendido o primeiro passo para vender mais e melhor, vamos ao ponto seguinte:

2º – Análise do Produto

O segundo passo consiste na análise de produtos ou serviços que sejam soluções para possíveis problemas.

Não adianta nada ter um excelente produto que supre uma necessidade que não está presente no meu público-alvo ou na minha região de atuação.

Dessa forma, as vendas serão escassas e poderão causar prejuízo ao empresário.

Também é muito importante estudar e conhecer todos os detalhes sobre o produto com o qual você está trabalhando.análise do produto 300x200 - Como Vender Mais e Melhor: Aprenda em 7 Passos

Não há nada pior para um vendedor do que não saber responder aos questionamentos do cliente no momento da venda e, sendo assim, você não vai querer cometer esse erro.

Aplicando as dicas desse segundo ponto, você certamente dará um passo adiante na sua jornada, não importa com qual produto você trabalhe.

Sendo assim, mesmo que você esteja querendo saber como vender mais doces ou como vender mais seguros, certamente você terá sucesso no momento da venda.

Vejamos o passo seguinte:

3º – Análise do Mercado

O terceiro passo se concentra na confiança do empreendedor com relação aos processos, concorrência e mercado em que está atuando.

Desta forma, com o domínio dessas informações aliado à postura e linguagem adequada, o vendedor conseguirá a atenção favorável do cliente.

É importante conhecer seu público-alvo. Quem são, onde estão, hábitos de consumo, informações sobre sua renda, dentre outros.

Com essas informações, você conseguirá ofertar produtos e serviços que correspondam as expectativas dos clientes de forma positiva, aumentando suas chances de vender mais.

mercado 300x200 - Como Vender Mais e Melhor: Aprenda em 7 Passos

Aqui também é importante conhecer bem seus concorrentes. Onde eles estão, como atuam, qual preço praticam e quais promoções adotam.

Se possível, consuma seus produtos e serviços para conhecer mais sobre eles. Isso não é de nenhuma forma algo ruim ou desleal.

Saiba que todos eles, ou pelo menos aqueles que estão buscando se destacar no mercado, provavelmente já fizeram o mesmo com você.

Vamos ao próximo ponto para te ajudar a vender mais e melhor:

4º – Seja a Solução

O quarto passo é a apresentação do produto como uma solução para o cliente.

Quando um consumidor busca adquirir um produto ou serviço, ele está à procura de uma solução para uma necessidade imediata ou futura.

Ninguém compra um carro se não tem pretensões de dirigir ou necessidade de uma forma de locomoção mais ágil e independente.

Sendo assim, seu produto deve solucionar um anseio ou uma necessidade do seu cliente.

Tente identificar as dores do seu cliente e apresente seu produto como uma solução.

Dessa forma, certamente você contará um ponto positivo no momento da venda e  terá grandes chances de conquistar o cliente.

O próximo ponto na jornada para vender mais e melhor no varejo ou atacado é o seguinte:

5º – Contorne as Objeções

O quinto passo é entender e contra argumentar as objeções do cliente.

Saiba que há sete categorias de objeções:

  • Qualidade/Preço
  • Competidores
  • Eficiência
  • Durabilidade
  • Serviços
  • Pós-Venda
  • Garantias

O vendedor, a partir das informações obtidas dos passos anteriores, deve utilizar diferentes argumentos a fim de estimular o interesse positivo do cliente em adquirir seu produto.

solução 300x200 - Como Vender Mais e Melhor: Aprenda em 7 PassosÉ exatamente por causa das objeções que o estudo do seu produto, concorrentes e mercado no geral é tão importante.

Quanto mais informações você tiver a disposição no momento em que seu cliente fizer uma objeção, mais habilidade em contorná-la você terá e, consequentemente, terá mais chances de concretizar a venda.

Sendo assim, não ignore nenhum dos pontos listados acima.

Levante o maior número de informações possível e reflita sobre as possíveis objeções que seus clientes poderiam fazer sobre cada um deles.

Dessa forma, você terá sempre uma carta na manga no momento da venda e aumentará consideravelmente os seus resultados.

6º – Venda

O penúltimo passo é a venda, momento em que não deve haver mais objeções.

É a hora então onde você poderá argumentar sobre o diferencial do seu produto ou serviço, expondo características que possam se tornar em benefícios para o cliente.

Por exemplo, caso o produto tenha uma característica diferente do da concorrência, comente sobre os benefícios dessa diferença.

Deixe claro para o cliente quais as vantagens que ele tem ao preferir comprar de você.

E se você está pensando que após realizar a venda o trabalho acabou, está muito enganado.

Confira o próximo passo:

7º – Pós-Venda

O momento em que a venda é concretizada não encerra o ciclo de compra e relacionamento entre o cliente e você.

Aliás, a pós-venda é um dos passos mais importantes para fidelizar o cliente e mantê-lo sempre por perto.

Sendo assim, a pós-venda é nosso último passo.redes sociais 300x200 - Como Vender Mais e Melhor: Aprenda em 7 Passos

Momento que visa a abertura do relacionamento com o cliente por meio de serviços adicionais como garantia e assistência técnica, por exemplo.

É importante também manter um cadastro de seus clientes e se relacionar com eles no decorrer do tempo, deixando sua lista sempre “aquecida”.

Ou seja, fazendo com que seus clientes sempre estejam lembrados que você está ali para oferecer um produto ou serviço de qualidade na hora em que eles precisarem.

Envie sempre novidades e promoções para seus clientes e aumente suas vendas.

Para isso, você pode utilizar ferramentas como o E-mail Marketing por exemplo, ou aproveitar as Redes Sociais de sua empresa para divulgar o que deseja.

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Atualmente, o Instagram é uma das redes sociais que mais gera engajamento e pode te ajudar a alavancar suas vendas.

Se você quer aprender a usar o Instagram para aumentar suas vendas, você pode conferir nosso artigo 5 Dicas Sobre Como Vender no Instagram.

8ª – Dica Extra

Com o mercado cada vez mais competitivo, os profissionais precisam estar preparados para atender bem seus clientes e fazer boas vendas.

Estar presente em todos os locais possíveis é primordial para obter sucesso nas vendas. Por isso, é indispensável ter presença online no mercado.

Você precisa levar seu negócio para a internet e atingir cada vez mais pessoas que estejam interessadas no seu produto ou serviço.

Para saber como fazer isso da forma mais prática possível, você pode baixar nosso E-Book Gratuito e saber como criar seu negócio online.

Conclusão

Esperamos que você aproveite nossas dicas e compartilhe com mais alguém que possa estar precisando conhece-las também.

Se tiver alguma dúvida, você pode deixar um comentário aqui em baixo. Tentaremos te ajudar da melhor forma que for possível.

Então, para obter bons resultados, coloque este sete passos em ação e sucesso nas vendas!

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