5 Dicas Sobre Como Vender no Instagram
Nesse post você vai encontrar:
Você sabe como vender no Instagram?
Hoje a rede social que mais cresce, tanto em termos de audiência como de usuários e engajamento é o Instagram.
Comparando o Instagram com outras redes sociais, é possível ver que esta ferramenta definitivamente caiu no gosto do povo.
O fato de proporcionar várias formas de interação leva os usuários a realizarem muitos acessos por dia, seja pra dar uma espiada nos Stories, ou mesmo para ver a galeria de fotos, o popular Feed.
No Instagram é possível acompanhar o dia a dia das pessoas que você segue, mas também é possível usá-lo para poder vender. E vender muito!
Confira então nossas dicas sobre Como Vender no Instagram!
Como vender através do Instagram
Pois é, vamos falar um pouquinho sobre isso nesse artigo.
Se esse assunto é interessante para você, já vai se preparando para colocar tudo em prática!
Antes da irmos direto as 7 Dicas, preciso te lembrar algumas particularidades do Instagram que são importantes:
O Instagram não aceita link nas postagens
Diferente de praticamente qualquer outra rede social, o Instagram não permite que o usuário coloque um link nas postagens.
Isto é um fator sério a ser observado!
Imagine que você fez uma bela postagem. Às vezes, você colocou aquele texto maravilhoso e a pessoa está doida para poder clicar e comprar o produto. Mesmo colocando um link na legenda, ele não é clicável e o cliente não consegue abrir seu site e efetivar a compra.
Este é um fator negativo para quem quer Vender no Instagram, porém, não é impeditivo e há outras formas de contornar esse problema.
Você pode Vender no Instagram qualquer tipo de produto (Físico ou Digital)
Uma outra particularidade, nesse caso muito vantajosa, é que qualquer tipo de produto pode ser vendido através do Instagram.
Então, se você trabalha com produtos físicos, produtos digitais ou até mesmo serviços, é muito provável que você possa conseguir faturar no Instagram.
Entendido isso, então vamos lá a primeira dica, que na verdade, é o primeiro passo para as vendas:
DICA 1: Organize a sua Bio (Perfil)
Você precisa prestar muita atenção na sua Bio. A bio do Instagram é seu perfil no app. É na Bio onde você vai escrever tudo relacionado a você e seu negócio.
Porém, as pessoas às vezes querem escrever muitas coisas e acabam exagerando e criando confusão nos visitantes.
Exageram no uso de hashtags e emojis, sendo que o ideal para um perfil limpo é você dizer, em poucas palavras, numa frase curta e objetiva, o que que sua empresa faz ou quem é você.
O que que você faz de bom! É isso que tem que tá escrito ali!
Isto é o ideal para que a pessoa interessada clique no link.
Lembre-se que a Bio é o único lugar onde você vai poder inserir um link no Instagram. Um dos principais locais mais importantes para que você consiga Vender no Instagram.
Então, a ideia é que você faça uma frase que diga ao visitante o que você faz.
Vai ser algo tipo:
Sou o Edu Mendes e ajudo empreendedores a obter sucesso em seus negócios. Quer saber como? Acesse o link abaixo!
O link vai levar pra o seu site, da sua loja virtual ou qualquer página que você queira destinar o seu visitante.
Além de muita atenção ao texto, você deve observar a foto que você coloca na Bio. Colocar sua logo no perfil pode ser interessante quanto você já tem uma marca muito conhecida e famosa.
Porém, se você está começando agora e não tem nenhum seguidor, sugerimos que você coloque sua foto como empreendedor. Opte por colocar a sua foto como dono do negócio. No nome do perfil, você pode colocar o nome da sua empresa.
Vamos para a próxima dica? Confira:
DICA 2: Transforme seu perfil em uma conta comercial
Se você ainda não fez isso ao criar sua conta, faça agora mesmo!
O perfil comercial vai te dar mais recursos de análise de dados. É possível saber a origem do tráfego, o perfil demográfico do usuário, dentre outras coisas.
E para você fazer isso é muito simples: você precisa ter uma fanpage no Facebook com a mesma marca e com o mesmo nome do seu perfil.
No Instagram, você vai associar o seu perfil com a fanpage. Basta clicar em Configurações, Conta e Cadastrar-se para um perfil comercial.
A partir de agora, você vai poder acompanhar as métricas de suas postagens e também do próprio perfil. Isso vai fazer com que você melhore sua capacidade de Vender no Instagram.
Cumprido este passo, vamos ao seguinte:
DICA 3: Produza conteúdo relevante e com regularidade
Esta é uma dica básica para qualquer rede social.
Não adianta você criar um perfil em qualquer rede social e não produz nenhum tipo de conteúdo.
Se seu conteúdo não for relevante para o público, as pessoas vão começar a te seguir logo de cara, mas logo vão deixar de acompanhar o que você posta porque você não está publicando algo interessante.
Então, você precisa produzir conteúdo e publicar regularmente no Instagram.
Você pode usar aplicativos que fazem postagens agendadas no Instagram. A sugestão que damos é o Postgraim, que tem um plano gratuito.
Se você tiver alguma dúvida sobre isto, deixa o comentário aqui no post que a gente tenta te ajudar, ok?
Poste sempre imagens de qualidade! Nada de imagens desfocadas ou com pouca relevância. Além de feio, o Instagram poderá limitar o alcance de suas publicações.
Muito importante também atentar para a legenda das imagens. Seja objetivo. Nada de textos muito longos que não falam muita coisa.
Lembre-se sempre: quanto mais objetivo, melhor!
Ainda falando de conteúdo, vamos falar sobre vídeos no Instagram.
Você não pode ignorar que os vídeos são a sensação da Internet. No Instagram não poderia ser diferente!
Então, você pode usar o Instagram para publicar vídeos relevantes e que mostram o cotidiano da tua empresa.
Vídeos que deem alguma dica sobre algo ou sobre o seu mercado, que facilitem a vida das pessoas, que mostrem como usar o seu produto, mostrem um antes e depois do uso de um produto, etc.
Você pode usar sua criatividade para poder identificar vídeos em potencial e usá-los no Instagram.
Aqui temos também algumas particularidades. Os vídeos do Instagram só podem ter até um minuto de duração. Faça vídeos de 59 segundos no máximo e você não vai correr o risco de ter seu conteúdo rejeitado.
Se você quiser postar vários vídeos ou um vídeo de 5 minutos, você pode fazer uma postagem com esse vídeo fatiado em vários vídeos de 1 minuto. Dá para você fazer isso também usando mais uma funcionalidade do próprio Instagram, chamada o IGTV.
No IGTV você consegue criar um canal dentro do Instagram. É um canal que fica dentro de um recurso separado, mas que já está sendo exibido no feed.
Ainda falando de vídeos, outra coisa muito relevante é fazer lives!
Lives são vídeos ao vivo que você consegue realizar dentro do Instagram. Você consegue entrar ao vivo e o app vai avisar uma parte da sua audiência que você tá online. É ótimo para Vender no Instagram!
As pessoas costumam engajar muito bem com esse recurso e você poderá usá-lo para tirar dúvidas em tempo real.
Outro exemplo de uso seria quando você for fazer uma promoção relâmpago do seu produto. Basta entrar ao vivo no Instagram e ficar online ali por vários minutos fazendo uma oferta.
Vamos a próxima dica?
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DICA 4: Use hashtags
Ao final de todas as postagens, lembre-se sempre de colocar as hashtags. As hashtags servem para marcar o teu conteúdo dentro da base de dados no Instagram.
Então, por exemplo, se alguém acessar a base de dados #blogaberturamei, verá alí várias postagens de pessoas que usaram essa hashtag.
Então se você trabalha com cosméticos e usar essa hashtag, quando uma pessoa pesquisar por essa hashtag ela vai ver várias postagens de usuários que a usaram, inclusive a sua.
Aqui vai uma observação importante: use este recurso com moderação. Senão, você pode ter problemas com o Instagram. A ferramenta até já prometeu bloquear usuários que usam indevidamente as hashtags.
Use sempre hashtags que tenham a ver com seu produto ou com seu negócio. Uma média de 5 a 8 hashtags por postagem já é o bastante.
Se você quer ideias de hashtags que estão em alta, você pode visitar o site Tagsfinder. Lá, basta digitar o termo que deseja e automaticamente serão geradas várias ideias relevantes e que estão em alta nas buscas. Você só precisa copiar e colar na sua postagem.
Sem dúvidas as hashtags aumentam em muito o alcance de suas publicações e, consequentemente, sua capacidade de Vender no Instagram.
Vamos ao próximo passo?
5ª DICA: atenção ao engajamento
Se você seguir tudo que falamos até agora, com muita qualidade e no jeito certo, você vai gerar muito engajamento e, consequentemente, Vender no Instagram.
Isso é natural das pessoas. Elas vão navegar pelo feed do seu Instagram, vai comentar no seu post, ela pode assistir os vídeos do seu IGTV e também poderá comentar lá, ou ela vai te mandar um Direct, que é uma mensagem privada no Instagram.
Minha recomendação é a seguinte: você deve interagir com todos!
Responder todos os Directs e também responder os comentários que você receber.
Se alguém deixar nos comentários que está muito interessado no seu produto, chame ele pra conversar no Direct. Comece a bater um papo com essa pessoa.
O Direct é para isso: fazer negócio, conversar, tirar dúvidas, fazer uma oferta, etc.
Com certeza você terá bons resultados aplicando este método.
Aumente o engajamento fazendo Stories. Stories são os vídeos curtos onde você mostra o seu dia-a-dia. Esses vídeos duram até 24 horas e somem automaticamente.
Então, você pode usar o Stories para fazer ofertas mais rápidas de um produto, ofertas relâmpago de um produto que vão durar cerca de 24 horas e mostrar isso de uma forma divertida ao seu público.
É possível também mostrar os bastidores do seu negócio, da sua empresa e assim você vai conseguir gerar engajamento e Vender no Instagram.
Algo muito bom acontece nos stories quando você tem mais de 10.000 seguidores: é possível adicionar um link para que as pessoas acessem apenas arrastando a tela para cima!
Assim, você poderá fazer ofertas e levar o usuário direto para sua página de vendas, por exemplo.
Gostou de nossas dicas? Não acabou! Lá vai mais uma dica extra:
DICA EXTRA: Como aumentar o número de seguidores
Ter vários seguidores é o sonho de qualquer usuário, principalmente daqueles que querem Vender no Instagram.
A melhor maneira de conseguir vários seguidores é seguindo as dicas anteriores.
Interação gera interação.
Siga pessoas relacionadas ao seu negócio, comente nas fotos delas, curta e interaja sempre.
Se você quiser fazer isso de forma automática, é possível usar ferramentas como o Gerenciagram por exemplo, que automatiza este processo e traz um resultado excelente.
Gostou de nossas dicas?
Deixe seu comentário aqui em baixo e conta pra gente suas dúvidas, sugestões ou conte seu caso pessoal.
Aproveite e compartilhe este artigo nas suas redes sociais e ajude a mais pessoas que precisam melhorar seus negócios!
Até a próxima!
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Bom dia!
passando para agradecer as dicas que vocês nos dão, pois ela são valiosíssimas, inclusive já vou fazer a modificação do meu perfil, pois está o contrário do que foi passado aqui, muito obrigado.
Que bom que gostou!! Estamos sempre tentando ajudar os empreendedores a obter cada vez mais sucesso.
Obrigado pela visita! 😉
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